Poder Legislativo Salzanense realizou Sessão Solene.

por Volmir Oliveira publicado 01/10/2014 14h48, última modificação 08/07/2015 10h00
A Cultura Gaúcha e familiares dos primeiros moradores do Município foram homenageados.

Na programação da semana farroupilha, na noite do dia 19 de setembro 2014, o Poder Legislativo sob a presidência do Vereador Adilio Pastório, realizou a sessão solene em homenagem a cultura gaúcha e familiares dos primeiros moradores, o evento aconteceu nas dependências do CTG Cordeiro do Pago e reuniu um grande público.

Nesta sessão, recebeu placa de homenagem o senhor Jaci Fontana, filho do desbravador Afonso Fontanta. O desbravador Afonso Fontana, era natural de Guaporé-RS, e veio residir em nosso Município com 45 anos de idade, fixou –se na localidade de Três Municipios, local onde reside hoje o seu filho Jaci Fontana. Era casado com Pierina Favreto com quem teve 11 filhos, dos quais três ainda residem em Liberato Salzano, Nelson, Jaci e Maria Fontana, e residem ainda em nosso Município seus netos e bisnetos.

400 jaci  Jaci Fontana recebeu a placa das mãos do prefeito Gilson de Carli

Senhora Cristina Pastório Ganza, filha do desbravador Ferdinando Jacó Pastório recebeu a placa em homenagem a família. O desbravador Ferdinando era natural de Guaporé-RS, e veio a residir em nosso Município com 25 anos de idade, fixou-se na comunidade de Linha Via Barca, no local, na época também chamado de Linha Olaria. Era casado com Libera Zanchet Pastório com quem teve 10 filhos, hoje residem ainda no município seus netos e bisnetos.

400 tutaCristina Pastório recebeu a placa das mãos do Ver. Adilio Pastório

Representando a família Ferrarini, recebeu a placa o filho do desbravador Antonio Ferrarini, Senhor Aldino Ferrarini.

O desbravador Antonio Ferrarini era natural de Guaporé-RS, veio a residir em Liberato Salzano com 25 anos de idade, fixou-se no local próximo aonde hoje é a propriedade de Gentil Boff, perto do Rio Marcolino. Era casado com Dozolina Folle com quem teve 10 filhos, dos quais quatro ainda residem em nosso município, Paulina, João, Aldino e Valdelino, também residem no município netos, bisnetos e sobrinhos.

400 ferrarini Aldino Ferrarini, recebeu a placa das mãos do Vice-Prefeito Piva

Representando a família Pauletti, recebeu a placa o neto do desbravador Antonio Pauletti, Senhor Ildo Pauletti. O desbravador Antonio Pauletti, era natural de Água Santa, veio a residir em nosso Município fixando-se primeiramente na localidade de Linha Via Barca e tempo depois na comunidade de Linha Dinóca. Era casado com Francisca Fermina de Queiróz, com quem teve 09 filhos, hoje ainda residem em Liberato Salzano seus netos, bisnetos e sobrinhos.

400ildo Ildo Pauletti, recebeu a placa das mãos do Padre Irio M. da Silva

Representando a família Biasus, recebeu a placa o sobrinho do desbravador Angelo Biasus, senhor João Biasus. O desbravador Angelo Biasus era natural do município de Guaporé-RS, veio a residir em nosso município com 35 anos de idade, fixou-se na localidade de Linha Via Barca, local onde reside hoje o seu filho Liberino Biasus. Era casado com Albina Dallacort com quem teve 11 filhos, destes 10 nascidos no município de Guaporé-RS e 01 em Liberato Salzano. Hoje, além do seu Liberino ainda residem aqui seus netos, bisnetos e sobrinhos.

400 joãozinho João Biasus, recebeu a placa das mãos do Ver. Antonio Guadagnin

Representando a família Folle, recebeu a homenagem a filha do desbravador Gervásio Folle, senhora Eva Odila Folle Bitello. O desbravador Gervásio Folle era natural de Guaporé-RS, veio a residir em nosso Município aos 19 anos de idade, fixou-se na comunidade de Linha Via Barca. Era casado com Inez Casanova Folle com quem teve 09 filhos. Hoje reside ainda em Liberato Salzano sua filha Eva, além de netos e bisnetos.

400eva Eva Folle Bitello, recebeu a placa das mãos do Ver. Elói Batistella

Representando a família Nath, foi convidado o filho do desbravador Jacó Nath, senhor Oscar Nath. O desbravador Jacó Nath era natural de Guaporé-RS, veio a residir em nosso Município com 38 anos de idade, fixou-se na comunidade de Linha São João Bosco. Era casado com Cecília Grande, com quem teve 11 filhos. Hoje residem ainda em nosso Município os filhos Oscar e Dozolina Nath, além de netos, bisnetos e sobrinhos.

Representando a família Dellacort, recebeu a placa o neto do desbravador senhor Everaldo Dellacort. O desbravador Maximino Dellacort era natural de Vila Montauri, município de Guaporé-RS, veio a residir em Liberato Salzano com 35 anos de idade, juntamente com as famílias de Abele e João Della Cort, fixou-se na comunidade da Linha Via Barca. Era casado com Izeta Folle Della Cort com quem teve 10 filhos. Hoje ainda seus parentes e um neto reside em nosso Município.

400ado Ado Delacort, recebeu a placa do Ver. Armelindo Casarotto

Representando a família Fochezatto, foi convidado a filha do desbravador Dileta Fochezatto Danelli. O desbravador Reinaldo Fochezatto era natural de Marau-RS, veio a residir em nosso Município com 35 anos de idade, fixou-se na Linha Dinóca. Era casado com Angelina Cerezolli Fochezatto com quem teve 11 filhos. Hoje ainda reside em nosso município a filha Dileta, além de netos e bisnetos.

Representando a família Marcolan, recebeu a placa o filho do desbravador Santo Marcolan, senhor Luiz Marcolan. O desbravador Santo Marcolan, era natural do município de Guaporé-RS, veio a residir em nosso município com 20 anos de idade, fixou-se na Linha Vitória. Era casado com Maria Collet Marcolan com quem teve 10 filhos. Residem ainda hoje em nosso Município os filhos Vitorino, Luiz, Matilde e Terezinha Marcolan, além de 29 netos, 32 bisnetos e sobrinhos.

400luis Luis Marcolan, recebeu a placa das mãos do Ver. Eclair Tardetti

Representando a família Ferraz, recebeu a placa o desbravador Sebastião Ferraz, com 93 anos de idade,  natural de Linha Belli, município de Constantina, veio a residir em nosso Município com 16 anos de idade, fixou-se na Linha Vitória, casou-se no ano de 1948 com Ana Rodrigues Ferraz, com quem teve 07 filhos. Seu Ferraz ainda reside em nosso município, juntamente com o seu filho Elói. Também residem aqui netos, bisnetos e sobrinhos.

400ferraz Sebastião Ferraz, recebeu a placa do Ver. Antonio Ruchel

Representando a família Pereira Nunes, recebeu a placa o neto do desbravador, senhor Vitorino Pereira Nunes . O desbravador Sebastião Pereira Nunes, mais conhecido por seu Dinóca, era natural da Linha das pedras, município de Charrua, veio a residir em nosso Município por volta do ano de 1926, fixou-se na Linha Dinóca Baixa e foi casado com Maria Vidence, com quem teve 12 filhos. Reside ainda hoje em nosso Município o seu filho Arnaldo, além de netos, bisnetos e sobrinhos.

400vitinho Vitinho, recebeu a placa das mãos do Ver. Fabi Vergolino Candaten